Fazer churrasco é só passar sal na carne e colocar na churrasqueira… Quem dera fosse só isto… Muita gente tenta fazer um churrasco e não sai bom e então a pessoa culpa o açougueiro que lhe vendeu uma carne ruim, mas muitas vezes não é este o problema. Veja abaixo uma série de erros na hora de fazer churrasco que são muito mais comuns do que se imagina.

Erros na hora de fazer churrasco

1º Erro – Usar carvão úmido

Ele não pega fogo e nem mantém a brasa, fazendo com que a carne não asse. Outro problema é que ele pode produzir fumaça, deixando um gosto ruim na carne.

2º Erro – Jogar água para apagar as chamas do churrasco.

É o que quase todo mundo faz, porém, temos dois problemas. Você esfria o carvão, diminuindo a quantidade de calor na carne, atrapalhando o cozimento e modificando o sabor da carne. Outro é que você promove uma nuvem de cinzas na carne, deixando um aspecto ruim e altera o sabor.
Solução, guarde as cinzas do churrasco e, quando o carvão tiver pegando fogo, use as cinzas para abafar. Em alguns casos é possível mudar a carne de lugar, evitando que a chama queime nosso churrasco.

3º Erro – Comprar carne em qualquer lugar.

Esse é o segredo do bom churrasco. Sem uma boa carne não tem bom churrasco. Alguns lugarem não primam pela qualidade e te vendem carnes velhas, que foram mau acondicionadas ou até contaminadas. Se não tem experiência prefira comprar em lugares como redes de supermercados, ou lojas especializadas. A carne do açougue da esquina pode ser mais barata, mas será que é de boa procedência?

4º Erro – Iniciar o churrasco com carvão frio.

Parece que não faz sentido, mas vou explicar. A carne ela deve assar de forma rápida, para não perder umidade. Se você colocar a carne com o carvão começando a pegar fogo você terá dois problemas. A carne vai pegar gosto de fumaça e a carne não vai selar. O ideal é que o carvão já esteja em brasa na hora de colocar a carne, assim não teremos fumaça e o cozimento será adequado. A dica é deixar a mão acima da churrasqueira, se não aguentar manter a mão por mais de 5 segundos é porque está bom.

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário