A origem do feijão é incerta, alguns dizem que vem do Peru, México, mas as ruínas da antiga Troia revelam evidências de que os feijões eram o prato favorito dos robustos guerreiros troianos. Sabemos que é consumido na Europa, Ásia e nas Américas, mas em nenhum lugar ele faz tanto sucesso como no Brasil. Se faz feijão de todo tipo, do tutu ao bolinho e até doce de feijão. Agora vou ensinar uma receita bem saborosa, rica de sabor, prática e econômica.

Ingredientes:

300 gramas de feijão vermelho

500 gramas carne de sol magra (se for usar jabá ou carne seca deixe desaugando primeiro)

250 gramas de bacon

Alho e sal, meia colher de sopa.

Primeiro passo é catar o feijão. Eu gosto muito do feijão vermelho, pois tem um ótimo sabor, sua coloração é bonita e não desmancha no cozimento.

 

 

 

Próximo passo é lavar o feijão. Pode se usar um escorredor simples.

 

 

 

 

Coloque na panela de pressão e coloque bastante água. Lembrete importante, o feijão cresce dento da panela, portante coloque cerca de 3 vezes a altura o volume de feijão de água, conforme a figura.

 

 

Agora corte a carne de sol em tiras largas, assim não cozinha demais.

Acrescente a carne na panela de pressão e deixe cozinhar por 15 minutos gando começar a chiar. O tempo irá variar dependendo da panela e do fogão. O segrede é baixar o fogo quando começar a chiar e desligue até a pressão acabar. Se o feijão tiver muito duro cozinhe mais um pouco, mas o ideal é ele ficar bem firme, pois ele irá terminar o cozimento fora da pressão.

 

Minha parte favorita. Partir o bacon em tiras, mas não muito fina. Procure um bacon com bastante carne. Se o bacon tiver muita gordura eu sugiro separa a gordura da carne, fritando primeiro a gordura. Assim evita que o prato fique gorduroso.

 

 

Frite o bacon em panela larga e alta. Doure bem o bacon. Vamos usar a penela para finalizar o feijão

 

 

 

 

 

Retire o bacon e coloque o tempero para refogar. O SEGREDO é usar a borra do bacon para ajudar a dar sabor. Refogue bem em fogo baixo, até que o tempero fique corado.

Depois do feijão cozido, retire a carne e corte me pedaços menores.

Coloque o feijão na penela onde refogou o tempero.

Acrescente a carne e o bacon.

Deixe cozinhando até o feijão ficar macio e o caldo grosso.

Depois faça a combinação perfeita, sirva com arroz branco e couve.

 

 

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário