Quem não gosta de um frango frito? Com a pele crocante e sabor bem equilibrado.

Talvez seja uma das carnes mais consumidas no Brasil, principalmente devido ao baixo custo do frango no país que é um dos principais produtores mundiais.

Nesta receita usaremos coxas e contra coxas por serem partes mais nobres, mas o mesmo princípio pode ser usado para todo o restante do frango.

Veja como fazer.

Ingredientes:

3 pedaços completos de coxa e contra-coxa

1/2 limão

4 dentes de alho bem amassado

2 colheres de chá de sal (ou a gosto)

Vinagre para limpar.

Óleo para fritar.

Modo de fazer:

Primeiro passo é separar a coxa da contra-coxa, cortando na junta. Depois é necessário limpar os pedaços. Eu uso vinagre entre a pele e a carne para sair a baba. Depois enxáguo em água corrente. Deixo escorrendo bem para não ficar água na hora de temperar.

Depois deve se partir ao meio os pedaços para facilita na hora de fritar. Começando pela coxa, use um cutelo e uma tábua para cortar e dividir o osso. A figura abaixo mostra como fazer.

Faça isto em uma superfície rígida, sem objetos próximos para que não ocorra acidentes. Se não tem experiencia com o uso do cutelo, tente fazer separação do osso aos poucos. Pode ser que a primeira coxa fique cheia de cortes e não fique apresentável. Com um pouco de treino irá separar o osso em um só golpe. Não recomendo o uso de facas ou utensílios que não sejam próprios para esta função. O risco de acidentes é muito grande.

A contra-coxa você pode separa em dois, deixando de um lado com osso e o outro sem. Caso queira partir o osso use o cutelo.

 

 

Tempere os pedaços com o sal, alho e limão. Misture bem e deixe marinar por uma hora.

 

 

 

Para fritar use uma panela alta, evitando respingos.

Agora o segredo, para fazer uma boa fritura siga estes passos: é necessário que aqueça a panela um pouco antes de colocar o óleo. Espere o óleo aquecer bem. Coloque o frango com o uso de uma escumadeira pois assim não vai respingar óleo quente. Não coloque muito frango para fritar de uma só vez, isto faz com que ele cozinhe em vez de fritar. O fogo não pode ser alto demais e não pode ser fraco demais. Espere fritar um pouco para virar, também não é necessário ficar mexendo muito.

ATENÇÃO: nada de colocar o caldo do tempero na panela, alem de esfriar o óleo, o risco de espirrar é muito grande.

Na hora de escorrer o seu frango frito, use uma escumadeira, coloque em cima de um prato com papel absorvente.

Para acompanhar, uma cerveja pilsen é uma boa pedida. Cervejas de trigo também caem bem, por serem mais cremosas.

Gostou? Deixe seus comentários.

Deixe um comentário

Deixe um comentário